Nova ferramenta visa agilizar decisões do VAR e entra em vigor na 32ª rodada da competição
A Premier League anunciou, nesta terça-feira (1º/4), que passará a utilizar a tecnologia de impedimento semiautomático a partir do dia 12 de abril, quando começa a 32ª rodada da competição. O sistema, que tem o objetivo de tornar mais rápidas e precisas as decisões relacionadas ao impedimento, foi testado em partidas da Copa da Inglaterra 2024/25 antes de sua adoção no Campeonato Inglês.
“A tecnologia de impedimento semiautomático automatiza elementos-chave do processo de tomada de decisão de impedimento para dar suporte ao árbitro assistente de vídeo (VAR). Ela fornece um posicionamento mais eficiente da linha de impedimento virtual, usando rastreamento óptico de jogadores, e gera gráficos virtuais para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os fãs”, informou a liga em comunicado oficial.
Veja as fotos
O novo sistema foi desenvolvido com a colaboração da Professional Game Match Officials Limited (PGMOL), entidade responsável pela arbitragem no futebol inglês, e da Genius Sports, empresa especializada em tecnologia esportiva.
A Premier League havia anunciado a implementação da ferramenta em abril de 2023, para a temporada 2024/25. Desde então, dirigentes da competição discutiam mudanças para aprimorar o uso do VAR, adotado no futebol desde 2018.
A tecnologia de impedimento semiautomático já é utilizada em outras grandes competições. O sistema foi aplicado na Copa do Mundo do Catar, em 2022, na Champions League do mesmo ano, em duas edições da Supercopa Europeia e na Copa do Rei de 2024. Recentemente, a La Liga também passou a utilizar a ferramenta em seus jogos nesta temporada.