Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional decidiu manter a decisão tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de que novas edificações na área não devem ultrapassar 15 metros de altura

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reafirmou sua decisão de manter a proibição de construções de prédios altos ao redor do Complexo Esportivo do Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo. De acordo com a regra vigente, novas edificações na área não devem ultrapassar 15 metros de altura. No entanto, uma exceção havia sido concedida pela prefeitura para a construção de um prédio de 45 metros destinado ao Comando Militar do Sudeste, o que gerou uma série de controvérsias e debates públicos.
A autorização para o prédio de 45 metros foi emitida no ano passado, com a prefeitura alegando que possuía o aval do Iphan. O Comando Militar do Sudeste, por sua vez, começou a realizar estudos para a construção com base nessa permissão. No entanto, a situação foi reavaliada após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou ao Iphan que analisasse a viabilidade de uma construção dessa altura na região. Após uma análise detalhada, o Iphan decidiu barrar o projeto, uma decisão que foi tomada nos últimos dias.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O Iphan anunciou que convocará uma reunião nos próximos 30 dias para esclarecer as regras tanto para a Prefeitura de São Paulo quanto para o Comando Militar do Sudeste. Até o momento, ambas as entidades afirmam não terem sido notificadas oficialmente sobre a decisão. A reunião servirá para comunicar formalmente que os planos de construção do prédio de 45 metros foram vetados pelo instituto, reafirmando a importância de preservar a integridade visual e histórica do Complexo do Ibirapuera.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA