Embraer acerta venda de até 20 jatos para o Japão

Embraer acerta venda de até 20 jatos para o Japão


Segundo o governo, o investimento de empresa japonesa All Nippon Airways será de quase R$ 10 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 4ª feira (26.mar.2025) um acordo entre a Embraer e a Ana (All Nippon Airways) para a compra de até 20 jatos E-190 da empresa brasileira pela companhia japonesa. Em discurso no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio, o chefe do Executivo afirmou que “quem compra 20” aeronaves “pode comprar um pouco mais” e “quem sabe todas as empresas japonesas podem voar” de Embraer.

Depois do anúncio de Lula, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) falou sobre o acordo. “Significa o equivalente a quase R$ 10 bilhões em investimentos que a companhia aérea japonesa está fazendo na Embraer”, disse.

Segundo o ministro, o “trabalho comercial” que Lula vem fazendo com a Embraer “tem sido importante e estratégico” para o desenvolvimento da aviação brasileira.

Com a venda dos aviões da Embraer pelo mundo, não só no Japão, mas em outros mercados internacionais, existe uma preocupação da Embraer e do governo para que a gente possa preparar a nossa mão de obra brasileira”, disse.

Costa Filho deu as declarações a jornalistas no Japão. Ele estava ao lado do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

A Embraer está muito feliz com essa venda de até 20 aviões. A ANA, além de ser a maior empresa aérea do Japão, tem uma imagem muito forte no setor da aviação. Essa decisão pelos aviões da Embraer reforça e endossa o produto, e vai ser importante para a gente entrar em outras linhas aéreas, de outros países”, declarou Gomes Neto.

SAF

Conforme Costa Filho, está sendo negociado que o setor de aviação japonês possa adotar o SAF (sigla para Combustível Sustentável de Aviação) em suas operações.

O SAF é uma alternativa ao combustível aeronáutico de origem fóssil. É produzido a partir de matérias-primas e processos que atendem a padrões de sustentabilidade. Ele pode ser de diferentes fontes, como resíduos da agricultura, óleo de cozinha usado, gorduras, cana-de-açúcar e milho. 

Avançamos também num convênio de cooperação, num acordo de cooperação do SAF, que é o Combustível do Futuro, o combustível verde. As companhias aéreas japonesas têm total interesse em poder voar através do SAF e o Brasil tende a ser, no futuro, um grande exportador desse combustível”, disse o ministro.

Além disso, a gente está trabalhando ao lado de ministros do Japão e com o primeiro-ministro [do Japão, Shigeru Ishiba] para que 10% do combustível aqui no Japão possa ser fruto de etanol. Além de a gente potencializar o combustível da aviação aérea no Japão, a gente também está estimulando a indústria sucro-energética do Brasil, que dialoga com a sustentabilidade, com esse combustível do futuro que o Brasil tem apresentado ao mundo”, declarou.


Leia mais sobre a viagem de Lula ao Japão:





Source link