Papa Francisco melhora, mas segue sob cuidados intensivos

Papa Francisco melhora, mas segue sob cuidados intensivos



Após duas semanas internado, o papa Francisco passou uma noite tranquila e descansou na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, conforme informou o Vaticano. O pontífice, de 88 anos, segue em recuperação no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, tratando uma pneumonia bilateral.

Papa alterna tratamentos para recuperação pulmonar

O boletim divulgado na quinta-feira, 27, pelo Vaticano destacou uma evolução positiva no quadro clínico do pontífice. Apesar da melhora gradual, Francisco continua necessitando de oxigenoterapia e ainda demanda “dias adicionais” de “estabilidade clínica” para uma avaliação mais precisa de sua recuperação.

Durante o dia, o papa foi submetido a tratamentos intercalados de oxigenoterapia de alto fluxo bem como uso de máscara de oxigênio. “As condições clínicas do Santo Padre também estão melhorando no dia de hoje. Hoje, ele alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória”, revelou o boletim oficial, primeiramente.

A complexidade da infecção, entretanto, ainda exige monitoramento constante. “Considerando a complexidade do quadro clínico, são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico”, acrescentou a Santa Sé.

Estado de saúde do papa evolui, mas exige atenção

Francisco realizou fisioterapia respiratória pela manhã, combinando os exercícios com períodos de descanso. À tarde, orou na Capela do apartamento onde está internado e recebeu a eucaristia. O papa também dedicou um tempo ao trabalho.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O boletim de quinta-feira indicou que a insuficiência renal observada nos últimos dias foi resolvida. Pela segunda vez consecutiva, os médicos deixaram de classificar a condição do pontífice como crítica, o que reforça sua evolução positiva.

A pneumonia bilateral que acomete Francisco é uma infecção severa, podendo provocar inflamação e cicatrização dos pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção como “complexa”, explicando que foi causada por múltiplos micro-organismos.

Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.

Desde 2013 à frente da Igreja Católica, Francisco tem enfrentado desafios de saúde nos últimos dois anos. O pontífice é vulnerável a infecções pulmonares, já que, quando jovem, sofreu de pleurisia e precisou remover parte de um pulmão.

Confira a íntegra do comunicado

As condições clínicas do Santo Padre continuam melhorando também no dia de hoje.

Hoje, ele alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória.

Considerando a complexidade do quadro clínico, são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico.

Pela manhã, o Santo Padre dedicou-se à fisioterapia respiratória, intercalando com momentos de descanso.

À tarde, após mais uma sessão de fisioterapia, recolheu-se em oração na Capela do apartamento privado, localizado no 10º andar, onde recebeu a Eucaristia; em seguida, dedicou-se às suas atividades de trabalho.”



Source link