Republicano diz que o bloco europeu “tira vantagem” dos EUA; bloco responde e diz que reagirá de forma “firme e imediata”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta 4ª feira (26.fev.2025) que pretende impor uma tarifa geral de 25% sobre produtos importados da UE (União Europeia). A declaração foi feita durante a 1ª reunião de gabinete no 2º mandato.
Em seu discurso, o presidente criticou a política comercial da UE e disse que os europeus dificultam a entrada de produtos americanos.
“Eles realmente tiraram vantagem de nós de várias maneiras. Eles não aceitam nossos carros, basicamente não aceitam nossos produtos agrícolas. Usam todo tipo de justificativa para barrá-los, enquanto nós aceitamos tudo o que vem deles”, disse Trump.
O presidente norte-americano ainda afirmou que, caso os europeus adotem medidas de retaliação, não será uma ação “bem-sucedida”.
“Somos o pote de ouro, somos o mercado que todo mundo quer. Eles podem tentar retaliar, mas nunca será uma retaliação bem-sucedida, porque, se for preciso, simplesmente paramos de comprar. E, se isso acontecer, nós vencemos”, declarou.
UE PROMETE REAÇÃO IMEDIATA
Diante do anúncio, a Comissão Europeia afirmou, em comunicado à imprensa, que a União Europeia “reagirá de forma firme e imediata contra barreiras injustificadas ao comércio livre e justo, incluindo quando tarifas são usadas para desafiar políticas legais e não discriminatórias”.
“A UE sempre protegerá empresas, trabalhadores e consumidores europeus de tarifas injustificadas”, disse um porta-voz do bloco.
TRUMP X UE
Desde que reassumiu o cargo, em 20 de janeiro, Trump tem adotado um discurso mais rígido em relação ao comércio internacional. O republicano já havia sugerido a aplicação de tarifas ao bloco europeu e afirmou que a UE trata os EUA de maneira “terrível”.
Em dezembro, antes de tomar posse, Trump já havia dito que, caso os europeus não aumentassem a compra de petróleo e gás dos EUA, elevaria as tarifas.