Empresa de João Doria irá promover o Lide Brazil Investment Forum em 12 e 13 de maio de 2025
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi convidado pelo Lide para participar do Lide Brazil Investment Forum, em Nova York (EUA). O evento será realizado em 12 e 13 de maio de 2025. É organizado pela empresa de João Doria, ex-prefeito e ex-governador do Estado de São Paulo.
Além de Moraes, também foram convidados congressistas, governadores de Estado e empresários. A programação oficial ainda não foi divulgada. “Será uma oportunidade única para fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, conectando líderes empresariais, investidores e autoridades para discutir tendências, desafios e oportunidades nos principais setores da economia”, diz o Lide em seu site oficial.
Ainda não é possível dizer, agora em fevereiro, se o projeto aprovado nesta 4ª feira (26.fev.2025) pela Comissão de Justiça da Câmara dos Estados Unidos terá algum efeito. A proposta visa a punir autoridades estrangeiras que violarem a 1ª Emenda da Constituição dos EUA –que estabelece a liberdade de expressão– contra cidadãos norte-americanos que estejam no país.
A proposta segue para o plenário da Câmara.
O projeto de lei é de autoria dos deputados republicanos María Elvira Salazar (Flórida) e Darrell Issa (Califórnia). Salazar citou o magistrado brasileiro em um release divulgado em seu site oficial quando protocolou a proposta, em setembro de 2024. Chamou Moraes de “vanguardista” no “ataque internacional à liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos, como Elon Musk”.
À época, o X estava suspenso no Brasil por determinação de Moraes.
Leia mais:
MORAES NOS EUA
O ministro do Supremo Tribunal Federal participou do Lide Brazil Conference, em novembro de 2023 em Nova York. À época, Moraes foi hostilizado por brasileiros dentro de um restaurante e depois, ao deixar o estabelecimento. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso passaram por situações similares.