Primeira-dama afirma que a ex-ministra fez o ministério e os profissionais do SUS voltarem a ser respeitados
A primeira-dama Janja da Silva usou as redes sociais nesta 4ª feira (26.fev.2025) para agradecer Nísia Trindade pelo seu “trabalho incrível de reconstrução” do Ministério da Saúde. A agora ex-ministra foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 3ª feira (25.fev).
Janja afirmou que Nísia “trabalhou, dia a dia, de cabeça erguida, lutando o bom combate e mostrando ao povo brasileiro a importância da ciência”. Disse que, com a ex-ministra, a Saúde e os profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) voltaram a ser respeitados.
“Obrigada pela sua dedicação, profissionalismo e responsabilidade na condução do seu trabalho. Você foi e é gigante! Grande abraço e um caminho sempre iluminado para você”, declarou a primeira-dama.
TROCA NA SAÚDE
Com a saída de Nísia, a Saúde ficará sob o comando de Alexandre Padilha, que deixa a cadeira da SRI (Secretaria das Relações Institucionais).
A insatisfação do Planalto com a gestão da ministra era crescente por diversos fatores. Entre os motivos estariam o comando de Nísia no combate à dengue e a negligência em relação à vacinação de covid-19.
Outro ponto determinante para a saída da ministra da Saúde é a falta de jogo de cintura com outros espectros políticos, como o Centrão. O bloco busca maior controle sobre o orçamento da pasta –um dos maiores da Esplanada dos Ministérios–, e a demissão de Nísia facilitaria as relações.