O papa Francisco, de 88 anos, permanece hospitalizado no Hospital Gemelli, em Roma, onde recebe tratamento para uma pneumonia. O Vaticano divulgou um novo boletim nesta quarta-feira (26), informando que o pontífice teve uma noite tranquila e continua descansando.
Isabel Veloso volta ao hospital: ‘O dobro de dor’
Internação e quadro clínico
Francisco foi internado no último dia 14 de fevereiro com bronquite, que evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões. No sábado (22), o Vaticano informou que ele enfrentou uma crise asmática prolongada, precisando de oxigênio de alto fluxo e transfusão de sangue.
Na terça-feira (25), a Santa Sé atualizou o estado de saúde do pontífice, afirmando que ele segue em situação delicada, mas sem crises respiratórias.
“Não houve episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”, informou o boletim oficial. Durante a noite, ele passou por uma tomografia programada para monitoramento da evolução da pneumonia.
Atividades durante a internação
Mesmo hospitalizado, o papa retomou parte das atividades. Na segunda-feira (25), ele se reuniu com membros da Igreja no hospital para discutir processos de canonização. Durante o encontro, aprovou decretos para cinco beatificações e duas santificações.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Além disso, ele manteve contato telefônico com o pároco de Gaza, como já vinha fazendo desde o início do conflito entre Israel e Hamas.
Histórico de problemas respiratórios
O papa Francisco convive com problemas pulmonares há décadas. Na juventude, ele teve pleurisia e passou por uma cirurgia para remover parte de um dos pulmões. Nos últimos dois anos, suas questões de saúde se tornaram mais frequentes, exigindo internações e tratamentos médicos.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai
A Santa Sé ainda não informou uma previsão de alta.