Norma determina que apenas produtos devidamente regularizados podem ser comercializados, e a violação dessas diretrizes é considerada uma infração sanitária, passível de sanções

A Anvisa decidiu suspender a venda de 47 pomadas destinadas à fixação e modelagem de cabelos, uma medida que se alinha aos critérios estabelecidos pela resolução 814/2023. A norma determina que apenas produtos devidamente regularizados podem ser comercializados, e a violação dessas diretrizes é considerada uma infração sanitária, passível de sanções. A maior parte das pomadas que tiveram a comercialização cancelada não apresentou a documentação necessária, incluindo licença sanitária, rotulagem correta e declaração de segurança do produto. Desde a implementação da RDC 814/2023, a Anvisa já havia anulado a venda de 1.266 pomadas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O uso de produtos que não estão em conformidade com as normas pode resultar em efeitos adversos à saúde, como ardência nos olhos, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e até mesmo cegueira temporária. É fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos associados ao uso de produtos irregulares. Para garantir a segurança dos usuários, a Anvisa disponibiliza em seu site uma lista atualizada das pomadas que estão autorizadas para comercialização.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA