Imunizante será desenvolvido pelo Instituto Butantan para a faiza etária de 2 e 59 anos e mostrou eficácia de 79,6% a 89,2% contra a doença

Nesta terça-feira (25), o governo brasileiro anunciou que a primeira vacina nacional contra a dengue será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina terá como público-alvo pessoas entre 2 e 59 anos e apresentará uma eficácia que varia de 79,6% a 89,2%. Para viabilizar a produção em larga escala, o governo investirá R$ 1,26 bilhão em colaboração com a empresa WuXi Biologics.
Antes de sua disponibilização no SUS, a vacina precisa passar pela aprovação da Anvisa e por outros trâmites regulatórios. A expectativa é que, entre 2026 e 2027, sejam oferecidas 60 milhões de doses anualmente, atendendo a população que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Durante o evento “SUS como alavanca da inovação e produção em saúde”, realizado nesta terça no Palácio do Planalto, também serão anunciados outros três projetos de parcerias público-privadas, dedicados a assegurar o acesso da população a novas tecnologias de saúde: a primeira planta produtiva de IFA de insulina da América Latina; o desenvolvimento de uma vacina nacional contra gripe aviária, colocando o Brasil na vanguarda para uma reposta rápida e eficaz a futuras emergências sanitárias; e para vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira