Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, decide entrar no PSD

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, decide entrar no PSD


Partido dos tucanos não conseguiu unidade interna para se fundir ou ser incorporado por outra sigla e governadores começam a sair

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), 46 anos, decidiu se filiar ao PSD. A cerimônia será em 10 de março de 2025, no Recife, às 19h. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estará presente.

Raquel Lyra deseja se candidatar à reeleição em 2026 e precisa de uma sigla mais forte para ter chances de vitória. Sua permanência no PSDB era dada como impossível há meses. Agora, ela tomou a decisão e vai mesmo deixar a legenda.

O PSDB tem diminuído de tamanho a cada eleição. Em 2024, ficou ainda menor em número de prefeitos e vereadores. Na Câmara dos Deputados, atua como uma federação junto com o Cidadania e tem só 17 dos 513 assentos da Casa.

Nos últimos meses, integrantes da sigla começaram a cogitar fazer uma fusão com alguma outra legenda (possivelmente o Podemos) ou se incorporada (pelo PSD). Nada prosperou por causa de rachas internos. O presidente nacional dos tucanos, Marconi Perilo, deu uma entrevista ao Poder360 em 18 de fevereiro de 2025 e disse que não havia ainda consenso sobre o caminho a seguir.

Apesar de muito pequeno, o PSDB não tem unidade interna. Por causa dessa indefinição, Raquel Lyra decidiu tomar a frente e já deixar a legenda.

Os outros 2 governadores tucanos também pensam em fazer o mesmo. Eduardo Riedel, 55 anos, governador de Mato Grosso do Sul, deve em breve também migrar para o PSD. Eduardo Leite, 39 anos, governador do Rio Grande do Sul, ainda não decidiu seu destino –e, no seu caso, a operação fica mais complexa porque tem aspiração de ser candidato a presidente da República em 2026.





Source link