Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas aparecem logo em seguida; Lula fica na 6ª posição
O cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o pré-candidato a presidente com o melhor desempenho nas redes sociais em fevereiro, segundo o Índice Datrix de Presidenciáveis. O músico, que revelou há pouco o seu desejo de disputar as eleições de 2026, atingiu 37,45 pontos.
O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) aparece na 2ª posição, com 32,68 pontos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ficou na 3ª posição, com 27,60 pontos.
As menções aos 3 são predominantemente positivas, mas os dados de Tarcísio apresentam um ponto que chama atenção: isoladamente, sua possível candidatura é muito bem recebida nas redes, mas quando seu nome é associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há um aumento de críticas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na 6ª posição. Com 11,26 pontos, ele ficou atrás dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior (12,41 pontos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (12 pontos).
O petista foi o possível candidato mais citado nas redes em fevereiro. O seu nome aparece em 85% das menções a presidenciáveis.
Lula recebeu tanto menções positivas quanto negativas. Do lado favorável ao chefe do Executivo estão comentários sobre a ampliação do programa Farmácia Popular.
Do lado negativo, aparecem críticas à alta dos alimentos e pedidos de impeachment.
As pesquisas de opinião resultaram tanto em comentários positivos por mostrar que, apesar da dificuldade, o petista ainda tem chances de vencer alguns adversários, quanto em negativos com o derretimento da sua popularidade.
METODOLOGIA
O índice combina 3 dimensões:
- engajamento nas redes dos candidatos;
- comentários em páginas de influenciadores, imprensa e outros políticos; e
- a tonalidade das postagens, que pode ser classificada em muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa.
A partir dessa análise, é dada uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável, que reflete sua performance digital.
O levantamento utilizou dados de X, Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube de 1º a 19 de fevereiro.