Inelegível até 2030, ex-presidente afirma que quem deve decidir o vencedor do pleito é o povo, não um burocrata
Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 2ª feira (24.fev.2025) que cabe ao povo decidir o próximo presidente do país. Ele desafiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a disputar com ele as eleições de 2026, caso não tema o resultado das urnas.
“Quem decide quem será o presidente é o povo, não um burocrata, nem alguém do outro lado. Se ele [Lula] não teme as eleições e diz que defende a democracia, que venha disputar comigo”, declarou Bolsonaro a um grupo de apoiadores no Recife (PE).
Bolsonaro desafia Lula na orla de Boa Viagem! @jairbolsonaro #bolsonarorecife pic.twitter.com/Xasf8AFoaI
— Gilson Machado Filho (@GilsonMachado22) February 24, 2025
Inelegível até 2030, o ex-presidente afirmou que “eles, obviamente, com a ajuda de outro Poder”, querem impedir sua participação no pleito. Bolsonaro está impedido de concorrer por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Na última 3ª feira (18.fev), ele também foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por tentativa de golpe de Estado depois do resultado das eleições de 2022. A petição foi encaminhada ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, relator do caso.
Segundo especialistas consultados pelo Poder360, Bolsonaro pode receber uma pena de 12 a 43 anos.