Clube busca captar até 12 bilhões de pesos argentinos para a construção de um centro de treinamento
O River Plate anunciou um plano de financiamento inovador para a construção da nova Casa River. O projeto visa a abrigar jovens atletas do clube. A iniciativa foi anunciada formalmente na 5ª feira (20.fev.2025) e será financiada pela emissão de uma ON (Obrigação Negociável), com o clube buscando captar de 6 bilhões a 12 bilhões de pesos argentinos de investidores e torcedores. A Casa River será construída na propriedade Cantilo e ocupará 5.000 m² de área coberta.
O espaço, com previsão de construção de 12 a 13 meses, tem como objetivo acolher cerca de 80 crianças por ano, oferecendo instalações como áreas de cinesiologia, academias, vestiários e um espaço educativo.
A obrigação negociável é um instrumento de dívida que permite ao emissor captar recursos junto a investidores, comprometendo-se a pagar juros e devolver o capital dentro de um prazo estipulado. A emissão desses títulos possibilita ao clube arrecadar fundos de imediato e efetuar os pagamentos ao longo do tempo, sem recorrer a empréstimos bancários convencionais. Os investidores receberão juros trimestrais a uma taxa variável, e o capital será devolvido em 4 parcelas de 25% cada, a partir do 6º mês.
Os Títulos Negociáveis contam com certificados de garantia, e a operação é organizada, colocada e garantida pelos bancos Supervielle, CMF, BBVA, Banco de Valores e Comafi. Além disso, Latin Securities, Invertir Online e Allaria participam do processo de colocação.
“A consolidação financeira do River e sua atual solidez financeira lhe dão a possibilidade de acessar instrumentos financeiros inovadores, com as taxas mais competitivas do mercado. Nesta ocasião, dando continuidade ao processo de investimento mais importante na infraestrutura do Clube nos últimos anos, utilizaremos um instrumento específico para financiar projetos sociais denominado ON social. Esses fundos serão usados exclusivamente para construir a nova Casa River na propriedade Cantilo, um local onde viverão mais de 80 crianças de todo o país. Este importante investimento no futebol amador é motivo de orgulho para o nosso Clube”, disse o Tesoureiro do clube argentino, Andrés Ballotta, em nota.
O clube garante que o destino dos recursos será rigorosamente monitorado por auditorias, assegurando que sejam destinados exclusivamente ao projeto Casa River. A iniciativa é aberta a qualquer pessoa com uma conta em uma ALyC (Agente de Liquidação e Compensação), com um montante mínimo de subscrição de 10.000 pesos argentinos. A emissão das ONs permite o financiamento do projeto do River Plate e tenha retorno financeiro aos investidores, sem a necessidade de empréstimos bancários.