Líder dos EUA chama seu antecessor de “o pior presidente” norte-americano e afirma que democrata deixou desordem em áreas como imigração e inflação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse no sábado (22.fev.2025) que seu antecessor, Joe Biden (Partido Democrata), foi o pior líder que o país já teve. O republicano chamou o ex-chefe do Executivo de “desonesto” e afirmou que está “limpando a bagunça” feita pelo democrata.
“Ele era o ‘sleepy Joe’ [‘Joe sonolento’, forma pela qual Trump costuma se referir a Biden], mas era desonesto para caramba. Você sabe, não há dúvida de que ele era um cara sonolento, desonesto, um presidente terrível. Ele foi o pior presidente da história do nosso país”, declarou o republicano ao discursar na Cpac (sigla para Conferência de Ação Política Conservadora).
Trump citou o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter. Disse que o democrata morreu em dezembro como “um homem feliz”, pois Joe Biden era um líder “pior” que ele.
“E acredite em mim, eu tenho que limpar a bagunça [deixada por Biden]. Estou limpando a bagunça, e é uma bagunça na fronteira, com a inflação, em tudo. Tudo o que ele tocou virou merda”, declarou Trump.
GUERRA
Trump falou sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Disse ser “melhor” que os ucranianos estejam “próximos” de fazer um acordo que garantiria aos EUA acesso a minerais estratégicos do país em guerra.
Trump tem pressionado o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), a aceitar a tratativa como forma de “pagar” pela ajuda norte-americana.
Durante seu discurso na Cpac, o republicano afirmou que a guerra no Leste Europeu, que completa 3 anos em 24 de fevereiro, “não afeta realmente” os Estados Unidos.
“Eu quero que eles nos deem algo por todo o dinheiro que investimos [na Ucrânia]. Vou tentar acabar com a guerra e com toda essa morte. Estamos pedindo terras raras e petróleo, qualquer coisa que possamos obter. Nós vamos pegar nosso dinheiro de volta”, afirmou.
Leia mais: