TRE-SP definiu que empresário estará inelegível por 8 anos a partir de 2024; cabe recurso
O empresário Pablo Marçal (PRTB) declarou que a condenação que o torna inelegível por 8 anos “carece de provas” e será “revertida”. A fala foi dita durante uma live realizada na noite de 6ª feira (21.02.2025).
Marçal foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita de recursos para sua campanha pela Prefeitura em 2024. O juiz Antonio Maria Patiño Zorz determinou que o candidato estará inelegível durante 8 anos a partir de 2024. Eis a íntegra da decisão (PDF – 463 KB).
Na live, Marçal disse que postou um vídeo oferecendo gravações de apoio em troca de doações para a sua campanha. “Na hora que eu gravei minha equipe jurídica já travou e não cheguei a materializar. Eu gravei milhares de vídeos para todo mundo, mas não chegou a materializar. Isso porque eu fui barrado pelo pela equipe jurídica”.
Marçal também contestou a condenação por abuso de poder econômico. ”Minha campanha foi a mais barata da história, a que teve a maior quantidade de pessoas doando na nossa campanha”. O influenciador pode entrar com recurso no TRE-SP.
Entenda a condenação de Marçal
A decisão do TRE-SP levou em consideração duas ações: uma movida pelo PSOL, partido de Guilherme Boulos, e outra pelo PSB.
Na ação do PSB, o assunto era a venda do apoio de Marçal a candidatos a vereador. Conforme vídeos divulgados nas suas redes sociais, ele disse que iria apoiar publicamente aqueles que fizessem doações via Pix de R$5.000. A ação do PSOL adicionou um vídeo de divulgação ao link que levaria ao formulário de cadastro das doações.
Em nota à imprensa, Marçal disse: “Gravei milhares de vídeos de apoio político para candidatos a prefeito e vereadores em todo o país e estou em paz por não ter feito nenhum vídeo em troca de apoio financeiro, conforme demonstrado na prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral. Continuo acreditando na justiça e tenho certeza de que tudo será esclarecido durante o processo de recurso” .