
A população brasileira tem percepção positiva sobre o agronegócio. É o que revelou uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a Tereos. Separo aqui três pontos:
1. O agronegócio tem um papel essencial na economia
• 76% afirmaram que o setor agro ocupa uma posição relevante na economia de suas cidades.
2. O Brasil deve trabalhar para ter o agro como exemplo de sustentabilidade
• 88% dos entrevistados acreditam que o país deve ser reconhecido como referência em sustentabilidade no setor agropecuário.
3. A maioria vê o agro com associação positiva aos temas de meio ambiente
• 61% acreditam que o agro desenvolve soluções para combater os efeitos das mudanças climáticas.
A pesquisa indica um alto grau de reconhecimento do papel econômico e ambiental do agronegócio, especialmente entre moradores das regiões Centro-Oeste e Sul, onde o setor tem forte presença. O dado mais expressivo é que quase 90% da população apoia iniciativas para reforçar a imagem do agro brasileiro associada a soluções ambientais e sustentabilidade.
Mais da metade da população têm algum tipo de conexão com o agronegócio:
• 41% possuem parentes próximos com áreas de cultivo.
• 24% têm uma área própria onde cultivam alimentos.
• 8% moram com alguém que trabalha no setor agropecuário.
• 5% atuam diretamente em uma empresa agropecuária.
Foram ouvidos 2.009 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 08 e 14 de outubro de 2024, em todas as regiões do país, tanto em capitais e regiões metropolitanas (40%) quanto no interior (60%).
A pesquisa mostra que o agro é amplamente reconhecido como essencial para a economia e cada vez mais associado à sustentabilidade. A conexão entre brasileiros e o agro é forte, mas a construção da imagem do setor segue em evolução.