Republicano expressou insatisfação com a administração local, afirmando que não está cumprindo seu papel; por outro lado, a prefeita Muriel Bowser defende que a capital se torne o 51º Estado norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a intervenção federal na capital Washington, D.C., criticando o governo local pela falta de moradias e o aumento da criminalidade. Durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), a bordo do Air Force One, Trump expressou sua insatisfação com a administração local, afirmando que não está cumprindo seu papel e que medidas precisam ser tomadas para combater esses problemas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Esta declaração surge em meio a um acalorado debate sobre o futuro político do Distrito de Colúmbia, que, desde 1973, possui um grau de autonomia, mas ainda está sob a supervisão do Congresso dos Estados Unidos. Em um movimento que intensificou ainda mais o debate, líderes republicanos apresentaram um projeto de lei que propõe eliminar o governo local do Distrito de Colúmbia, permitindo ao Congresso legislar diretamente para seus 700.000 habitantes, dos quais 44% são afro-americanos.
A proposta, apelidada de “Bowser” em referência à prefeita Muriel Bowser, sugere substituir o governo local por uma administração federal. No entanto, muitos analistas políticos consideram improvável que essa legislação seja aprovada no Senado, dada a complexidade e as implicações de tal mudança. A prefeita Bowser, por sua vez, tem defendido que Washington se torne o 51º estado norte-americano, uma proposta que enfrenta forte resistência entre os republicanos.
*Com informações de Eliseu Caetano
*Reportagem produzida com auxílio de IA