O palmeirense, que não foi identificado, vestia o uniforme do Verdão com o nome de Mussolini
Essa é nova! Muitos torcedores desembolsam uma boa quantia de dinheiro para personalizar a camisa oficial do time do coração com o nome e o número utilizados pelo craque do time. Porém, um palmeirense revoltou a web após surgir com um uniforme do Palmeiras com o nome do ditador italiano durante a segunda guerra mundial, Benito Mussolini.
O flagra foi publicado pela página Zumbi dos Palmeiras no último domingo (16/2), após o clássico entre Palmeiras e São Paulo disputado no Allianz Parque.
Veja as fotos
Torcidas organizadas do Palmeiras como a Porco-Íris se pronunciaram nas redes sociais, acompanhada por páginas como a Bancada Alviverde. Além de torcedores, que se revoltaram e colocaram o nome estampado na blusa nos trending topics do X no Brasil.
Benito Mussolini foi ditador e o líder fascista da Itália e governou o país de 1922 a 1943. Fundador do Partido Nacional Fascista, estabeleceu um regime autoritário, aliado da Alemanha nazista de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.
Fazer apologia ao fascismo pode ser enquadrado como crime no Brasil, dependendo do contexto. O país não tem uma lei específica que cite diretamente o fascismo, mas a Lei do Racismo criminaliza a disseminação de ideias baseadas na superioridade racial e o uso de símbolos nazistas. Além disso, o Código Penal prevê o crime de apologia a crime ou criminoso.
O portal LeoDias buscou o Palmeiras para um pronunciamento oficial, mas não nos retornou até a publicação desta reportagem.