Carnaval pode passar a ter data fixa; entenda

Carnaval pode passar a ter data fixa; entenda


Carnaval é baseado na páscoa e o papa Francisco afirmou que a igreja está pronta para alterar seu calendário litúrgico e determinar uma data fixa para a data religiosa

BETE MARQUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDOmocidade alegre
Desfile da escola de samba Mocidade Alegre no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2024, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, no início da madrugada deste domingo (11).

O Carnaval de 2025 será celebrado no dia 4 de março, antecedendo a Páscoa, que ocorrerá em 20 de abril, por um intervalo de 46 dias 47 dias (se o ano for bissexto). Tradicionalmente, a terça-feira de Carnaval é vista como um dia de descanso, sendo o Rio de Janeiro o único estado brasileiro que reconhece essa data como feriado oficial. Em outras localidades, a legislação pode variar, permitindo que o Carnaval seja considerado feriado em algumas cidades. Na cidade de São Paulo, os dias 3 e 4 de março, além da quarta-feira de Cinzas, em 5 de março, são tratados como pontos facultativos. Isso significa que as empresas e instituições têm a liberdade de decidir se irão ou não conceder folga aos seus funcionários. Essa flexibilidade permite que muitos aproveitem o feriado prolongado para participar das festividades.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A data do Carnaval é variável, uma vez que está diretamente relacionada à celebração da Páscoa. A Páscoa cristã é determinada pelo primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera. Essa relação entre as datas foi estabelecida no Primeiro Concílio de Niceia, realizado em 325 d.C., com o objetivo de garantir que a Páscoa cristã não coincidisse com a Páscoa judaica. Contudo, tanto Carnaval quando a Páscoa podem passar a ter uma data fixa, porque o Vaticano se mostrou disposto a fazer com que o feriado caia sempre no mesmo dia. Em janeiro deste ano, o papa Francisco afirmou que a igreja está pronta para alterar seu calendário litúrgico e determinar uma data fixa para a Páscoa, o que faz com que, se isso acontecer, o Carnaval também não seja mais móvel.

“A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união”, disse Francisco. “De forma providencial, a Páscoa será celebrada neste ano no mesmo dia nos calendários gregoriano e juliano, durante este aniversário ecumênico”, destacou o papa, referindo-se ao Concílio de Niceia, que ocorreu há 1.700 anos e é considerado o primeiro concílio destinado a resolver os problemas entre as Igrejas. “Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa”, concluiu Francisco. A data da celebração da Páscoa é calculada, dependendo da Igreja, segundo o calendário juliano ou gregoriano, o que pode provocar uma diferença de semanas.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 





Source link