Glauber Braga depõe à Polícia Federal sobre emendas de comissão

Glauber Braga depõe à Polícia Federal sobre emendas de comissão


Deputado federal será ouvido nesta quinta-feira (13) no âmbito da investigação instaurada a pedido de Flávio Dino, diante da suspeita de irregularidades na destinação de emendas durante a gestão de Lira na Câmara

Mário Agra/Câmara dos DeputadosGlauber Braga
Como parte das ações, a Polícia Federal executa 11 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de busca pessoal

Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado Glauber Braga compareceu à Polícia Federal para prestar depoimento sobre o caso das emendas parlamentares. A operação, batizada de “Emenda Fest”, está no centro das atenções por investigar desvios de emendas e corrupção envolvendo dinheiro público. Como parte das ações, a Polícia Federal executa 11 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de busca pessoal. A Justiça também determinou o afastamento de dois investigados de suas funções públicas e o bloqueio de valores em contas pessoais e jurídicas. As operações estão concentradas principalmente no Rio Grande do Sul, em cidades como Rosário, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, além de Brasília.

Glauber Braga não é o único parlamentar intimado a depor. O deputado José Rocha, do União da Bahia, e a deputada Adriana Ventura, do Novo de São Paulo, também foram convocados para prestar esclarecimentos. A Polícia Federal busca informações detalhadas após uma denúncia protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo partido PSOL. Os deputados envolvidos alegam que Arthur Lira teria manipulado as regras de operação das emendas parlamentares sem consultar os colegiados, liberando recursos de forma irregular.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A denúncia resultou em uma ação do Ministro Flávio Dino, que bloqueou as emendas parlamentares, uma medida que começou a vigorar na véspera de Natal do ano passado. A investigação da Polícia Federal tem como objetivo apurar as acusações contra Arthur Lira, que é apontado como o principal articulador das irregularidades. O caso está em andamento, e a expectativa é que novos desdobramentos surjam a partir dos depoimentos dos parlamentares envolvidos.

*Com informações de Aline Beckety 

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link