De acordo com o presidente, o governo trabalha para que o preço dos alimentos seja compatível aos ganhos da população
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta 4ª feira (12.fev.2025) que o governo está procurando maneiras de diminuir o preço dos alimentos e aumentar o salário dos brasileiros.
“Essa semana vamos ter mais reuniões com outros setores empresariais e vamos encontrar um acordo. Porque isso preocupa a mim, preocupa ao Ministério da Fazenda, preocupa ao Ministério da Indústria e Comércio, sobretudo os ministérios que trabalham na área social. Então, nós estamos tentando ver como é que a gente vai fazer para baratear o alimento e continuar aumentando o salário”, afirmou o presidente à rádio Diário FM.
De acordo com o presidente, o aumento da produção e do salário é a maneira para que a comida “chegue à mesa do trabalhador com preços compatíveis” aos salários.
“Porque é muito importante que a gente continue aumentando o salário. Porque somente com um aumento no salário e uma certa redução do preço é que a gente vai permitir que a comida chegue na mesa do trabalhador com preços compatíveis com o salário que ele ganha”, afirmou Lula.
O presidente afirmou que o governo tem trabalhado em formas de aumentar a produção do pequeno e médio produtor. De acordo com ele, esses produtores são responsáveis pela maioria dos alimentos que chegam aos mercados brasileiros.
“Precisamos fazer mais investimento, mais tecnologia, mais financiamento, mais assistência técnica para que se melhore a capacidade produtiva dessa gente e para que o alimento possa ser produzido com muito mais qualidade, com muito mais rápidez e com muito mais quantidade. Isso nós estamos fazendo”, disse Lula.
O petista afirmou que programas como o Plano Safra e o Mais Alimentos possibilitam o aumento da produção de alimentos no país.
“Porque se o cara produz 10 litros de leite, vamos fazer com que ele produza 20. Se ele produz meia dúzia de laranjas vamos fazer com que ele produza uma dúzia, porque assim a gente melhora a quantidade de produção dele e a gente garante que o alimento chegará ao supermercado com preço acessível para que o povo possa viver bem”, disse o presidente.