SP autoriza estudo para expandir o metrô até a Mooca

SP autoriza estudo para expandir o metrô até a Mooca


Projeto estipula a construção de 7 km a mais de trilho, que conectará áreas estratégicas como Aclimação, Cambuci e Vila Monumento

O governo de São Paulo autorizou nesta 2ª feira (10.fev.2025) estudos para expandir a linha 6-Laranja do metrô até o bairro da Mooca, na zona leste, com um ramal de mais de 7 km. O projeto conectará áreas estratégicas como Aclimação, Cambuci e Vila Monumento. Além disso, foi aprovada a modelagem do túnel imerso Santos-Guarujá, que deve melhorar a mobilidade na Baixada Santista.

Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, disse ogovernador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 
 


A expansão da Linha 6-Laranja incluirá 7 km a mais de trilhos e a construção de 6 novas estações, divididas em 2 trechos. Um trecho se estenderá até a região central, com as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos. O outro avançará em direção à zona norte, com as paradas Morro Grande e Velha Campinas.
 
A prefeitura de São Paulo informou por nota que a expansão visa a melhorar o deslocamento dos passageiros e ampliar a integração entre diferentes modais de transporte. 

TÚNEL

O projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, estimado em R$ 6 bilhões, promete gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. A estrutura incluirá 3 faixas de rolamento por sentido e um acesso exclusivo para pedestres e ciclistas, atendendo a uma demanda histórica da população da Baixada Santista e reduzindo o tempo de deslocamento entre os 2 municípios. 
 
A secretaria de Parcerias em Investimentos informou que, após a contratação dos estudos, serão estabelecidos cronogramas detalhados para a entrega dos projetos. 
 
O Governo de São Paulo possui pelo menos 12 projetos em andamento para expandir e melhorar o transporte sobre trilhos na capital. Atualmente, três tatuzões trabalham no subsolo para ampliar a Linha 2-Verde do Metrô e construir a Linha 6-Laranja. 





Source link