Ministros de Lula batem cabeça sobre aumento no Bolsa Família

Ministros de Lula batem cabeça sobre aumento no Bolsa Família


Wellington Dias disse que reajuste “estava na mesa”; Casa Civil respondeu que “não está na pauta e não será discutido”

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateram cabeça nesta 6ª feira (7.fev.2025) sobre um possível aumento no Bolsa Família. A controvérsia começou com a divulgação de uma entrevista do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em que ele afirma que um reajuste estava “na mesa” do governo. Horas depois, a Casa Civil divulgou uma nota oficial desmentindo a informação.

“A Casa Civil da Presidência da República informa que não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido”, escreveu a assessoria da Casa Civil.

Na entrevista à empresa pública de comunicação da alemã Deutsche Welle, o ministro declarou que um reajuste “está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março”.  

Segundo a publicação, Dias diz que é preciso esperar até março para enviar um relatório ao presidente Lula. Depois, junto com o mandatário, seria decidido se haverá reajuste ou só um complemento para a alimentação.

“Como nós trabalhamos com a perspectiva de um ano inteiro, vamos ter que reunir todo mundo da Caisan [Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, administrada pela pasta] para tomar uma decisão dialogando com o presidente, porque isso repercute. Será um ajuste? Será um complemento na alimentação?”

Depois de publicada a entrevista, a Casa Civil correu para desmentir a informação e dizer que não haverá reajuste agora e nem no futuro. O governo luta para conseguir convencer o mercado financeiro de seu compromisso com as metas fiscais e mais um aumento de gasto do porte de um aumento no Bolsa Família iria no sentido contrário.





Source link