UE isenta maioria das empresas do novo imposto de carbono

UE isenta maioria das empresas do novo imposto de carbono


Sob justificativa de redução de burocracia, bloco beneficia 180.000 companhias e concentra cobrança em grandes corporações

A UE (União Europeia) decidiu isentar mais de 80% das empresas inicialmente elegíveis para um novo imposto sobre pegadas de carbono. A decisão restringe o CBAM (Mecanismo de Ajuste de Fronteira de Carbono) a grandes corporações.

Conforme publicado pelo jornal The Financial Times, até 180.000 das 200.000 elegíveis serão beneficiadas. O CBAM, que começa a valer em janeiro de 2026, obriga importadores em 7 setores, incluindo alumínio, aço, ferro e fertilizantes, a pagar taxas pelas emissões de carbono dos produtos.

A complexidade e o custo associados ao preenchimento dos formulários necessários tinham sido criticados pelas empresas europeias durante um teste do CBAM. A decisão do bloco busca simplificar o processo para a maioria das empresas.

O comissário europeu para Clima, Wopke Hoekstra, negou que a isenção comprometa os objetivos climáticos do bloco. “Isso não diminui a importância dos objetivos climáticos, mas é uma maneira de facilitar a vida de uma ampla gama de empresas em todo o continente“, disse Hoekstra ao FT.





Source link