Agência fornece cobertura de saúde para mais de 140 milhões de pessoas nos Estados Unidos
Representantes do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) dos Estados Unidos, liderado por Elon Musk, estão trabalhando em CMS (Centros de Medicare e Medicaid), com acesso autorizado aos sistemas da agência. A informação foi divulgada pela agência Reuters.
O CMS, que supervisiona os programas Medicare e Medicaid, fornece cobertura de saúde para mais de 140 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Dois veteranos do órgão–um focado em política e outro em operações–lideram a colaboração com o DOGE.
O acesso concedido é “somente leitura”, segundo o Wall Street Journal. Os representantes analisam sistemas de pagamento e contratação, mas não têm permissão para acessar informações pessoais de saúde dos beneficiários.
Elon Musk afirmou, sem apresentar evidências, que “é aqui que está acontecendo a grande fraude de dinheiro”. O CMS declarou que a colaboração busca “oportunidades para uso mais eficaz e eficiente dos recursos”.
O Departamento do Tesouro confirmou que a equipe de Musk também recebeu acesso “somente leitura” aos códigos do sistema de pagamento e negou interrupção de pagamentos do governo, incluindo Seguridade Social e Medicare.