‘Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos’, diz Lula

‘Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos’, diz Lula


Presidente considerou ‘incompreensível’ a proposta de Donald Trump de assumir o controle do território: ‘O que eles precisam é de uma reparação de tudo aquilo que foi destruído’

MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDOLula
“Eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza”, afirmou

Nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “incompreensível” a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Faixa de Gaza e afirmou que o trabalho corresponde aos palestinos.

“Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é de uma reparação de tudo aquilo que foi destruído para que possam reconstruir suas casas, hospitais, escolas, e viver dignamente, com respeito”, afirmou o presidente durante uma entrevista a emissoras de rádio.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Washington na terça-feira, Trump propôs que os Estados Unidos “tomassem o controle” da Faixa de Gaza e que seus habitantes fossem transferidos para outros países.

“E os palestinos vão para onde? Onde que eles vão viver? Qual o país deles? Então é uma coisa praticamente incompreensível”, reagiu Lula. “O que aconteceu em Gaza foi um genocídio, e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza”, acrescentou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente reiterou seu compromisso com a solução de dois Estados, dentro das fronteiras de 1967. Lula, que condenou os “ataques terroristas” de 7 de outubro de 2023, que desencadearam a guerra contra o movimento islamista Hamas, foi uma das vozes mais fortes no cenário internacional contra a ofensiva militar israelense. Após a trégua, ele celebrou o anúncio do acordo e afirmou que “traz esperança” para uma “solução duradoura” e a paz no Oriente Médio.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira





Source link