Não quero adquirir a Cemig para privatizá-la, diz Lula

Não quero adquirir a Cemig para privatizá-la, diz Lula


O presidente afirmou que tem interesse em empresas de Minas Gerais como forma de abater a dívida do Estado com a União

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 4ª feira (5.fev.2025) que não quer adquirir a Cemig (Companhia Energética Minas Gerais) para privatizá-la. De acordo com ele, algumas empresas mineiras são de interesse do governo federal. 

A transferência do controle estadual das empresas para a União está prevista no Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados). Este processo de federalização serviria para abater parte da dívida do Estado com a União. Para isso ser possível, Minas Gerais precisa aderir ao Propag, algo que ainda não foi feito. 

 

“Se a Cemig é uma coisa muito importante para o povo mineiro […] você acha que eu vou assumir a responsabilidade de adquirir a empresa para privatizá-la. Não, não vou. Então, se é para privatizá-la, que Minas Gerais a venda, pague o governo e depois eles privatizam, mas eu não vou fazer isso”, afirmou Lula a rádios de Minas Gerais. 

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), tem a ideia de privatizar a Cemig antes de passar o controle minoritário da empresa para a União. As ações restantes da empresa seriam federalizadas para abater parte da dívida do Estado.





Source link