Governo vê “oportunidade” em taxação de Trump, diz Fávaro

Governo vê “oportunidade” em taxação de Trump, diz Fávaro


Ministro da Agricultura diz que o Brasil “está preparado” para suprir nações que “demandarem” após decisão dos EUA

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta 3ª feira (4.fev.2025) ver como uma “oportunidade” ao agronegócio brasileiro nas taxações impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano) a outros países.  

“A gente entende essa questão norte-americana, com o novo governo Trump, talvez como uma oportunidade. O Brasil está preparado para produzir, com muita competitividade, e vamos estar suprindo aqueles que demandaram”, declarou Fávaro a jornalistas na Câmara. O ministro participou de reunião da bancada do PSD. 

O ministro disse que, graças à “globalização” e à “competência dos produtores brasileiros”, o país “virou o grande suplemento de alimentos do mundo”

“Há 2 anos, a China, em função de uma crise sanitária de peste suína, precisou erradicar o seu plantel de suínos naquele país. E o Brasil foi o grande provedor para a população chinesa”, exemplificou Fávaro. 

Na 5ª feira (30.jan), Trump anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México e de 10% sobre importações da China. No dia seguinte, o republicano declarou que também aplicaria taxas sobre produtos da União Europeia.

Na 2ª feira (3.fev), a presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena, esquerda), revelou que havia feito um acordo com Trump para suspender as tarifas por 1 mês. No mesmo dia, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Partido Liberal, centro-esquerda), também anunciou ter fechado um entendimento com os EUA para a suspensão das tarifas.





Source link