No longínquo ano de 2009, Neymar fez sua estreia como jogador profissional pelo Santos
Amanhã tem Neymar em campo com a camisa do Santos! Mas… você lembra como foi a primeira vez? Assim como nesta próxima quarta-feira (5/02), que irá entrar em campo contra o Botafogo (SP) na Vila Belmiro, o craque estreou pela camisa do peixe em um jogo do campeonato paulista! E acredite, na primeira partida, Neymar já deixou uma bela impressão.
Em 2009, o Santos vivia um ano de reestruturação após brigar contra o rebaixamento no Brasileiro até as rodadas finais em 2008. Com isso, jovens das categorias de base do clube como Paulo Henrique Lima, o Ganso, Alan Patrick e o jovem Neymar, que haviam se destacado pela equipe na Copa São Paulo de Futebol Jr foram integrados ao elenco profissional. Foi no dia 7 de março de 2009, no Pacaembu, que o jovem “Príncipe” da Vila Belmiro ganhou seus primeiros minutos no futebol profissional.
Veja as fotos
O Santos jogava contra o Oeste pela fase de classificação do estadual e encontrava dificuldade para derrotar a equipe do interior paulista. Pressionado pela torcida no estádio, o técnico Vagner Mancini colocou Neymar em campo aos 14 minutos do segundo tempo após um 0 a 0 persistente. A entrada teve impacto imediato: apenas 2 minutos após sua entrada em campo, o jovem fez uma jogada plástica, encobriu o goleiro Weverton (o atual goleiro do Palmeiras) e colocou a bola no travessão.
Não demorou muito para que o peixe tirasse o 0 do placar: aos 20 minutos, o atacante Roni recebeu um “presente” da defesa do Oeste e abriu o marcador. Animado com o gol e a estreia do seu craque, o Santos não parou por aí. Aos 35 minutos, Neymar fez uma jogada de destaque e deu uma passe genial para o lateral Triguinho que acabou chutando à esquerda do goleiro do Oeste. Aos 44 minutos, o peixe, finalmente, ampliou o placar com um gol do meio-campista Madson. A equipe adversária ainda chegou a descontar o placar aos 46, mas não foi o suficiente para tirar o sorriso da torcida do Santos.
Mesmo sem fazer gol, Neymar surpreendeu em sua estreia e deixou uma ótima impressão para a torcida do peixe. Não demorou muito para o atacante fazer seu primeiro gol. No dia 15 de março, exatos 8 dias após a estreia, no mesmo estádio, o Pacaembu, Neymar recebeu um cruzamento do atacante Roni e mergulhou de “peixinho” para anotar o terceiro gol do peixe na vitória por 3 a 0 contra o Mogi Mirim.
A partir dali, o jovem não saiu mais do time! Vice-campeonato paulista, revelação do campeonato, 14 gols ao todo na temporada, fizeram do jovem o nome mais promissor de uma nova geração vitoriosa que o Santos estava formando. Nos anos seguintes, Neymar conquistou o tricampeonato paulista, foi campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores e campeão da Recopa Sul-americana.
E como vem Neymar para a (re)estreia com a camisa alvinegra?
Agora, doze anos depois e com 30 títulos a mais, ele se prepara para estrear novamente pelo clube. O técnico Pedro Caixinha já declarou que o craque terá minutagem reduzida em campo, pelo menos nesse início, haja vista o histórico recente de Neymar com lesões.
Apesar disso, nessa segunda-feira (3/02) ele treinou pela primeira vez junto à equipe e realizou normalmente as atividades de treinamento, embora estivesse treinando com os reservas do time. Inclusive, contribuiu com uma assistência para um gol de Nadson.