Revista afirma que atriz espanhola foi afastada da campanha de divulgação de “Emilia Pérez” após resgate de posts apontados como preconceituosos
A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista de “Emilia Pérez”, foi excluída das campanhas promocionais do filme para o Oscar. De acordo com a revista Hollywood Reporter, a decisão veio após o resgate de posts da espanhola publicados anos atrás e apontados como preconceituosos.
A Netflix, distribuidora do filme, suspendeu, por exemplo, as cortesias de transporte e acomodação para Gascón, dificultando sua presença em eventos. Residindo na Espanha, ela precisará custear suas próprias despesas se quiser participar de cerimônias.
Na tentativa de minimizar os efeitos da polêmica, a Netflix também retirou Gascón de e-mails promocionais e materiais de divulgação de “Emilia Pérez”. A empresa redirecionou o foco para a indicação de Zoe Saldaña na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Em publicação no Instagram nesta 3ª feira (4.fev.2025), a atriz espanhola rebateu críticas que vem recebendo da imprensa norte-americana.
“Só busco a liberdade de existir sem medo, de criar arte sem barreiras e de seguir em frente com minha nova vida. Eles querem que eu me aplique a ‘cultura do cancelamento’. Pergunto aos especialistas em Hollywood, aos jornalistas que me conhecem e seguiram meu caminho, como seguir em frente?”, escreveu.
ENTENDA A CONTROVÉRSIA
Karla Sofía Gascón estará ausente em eventos como Critics Choice Awards, PGA Awards, DGA Awards e Santa Barbara Film Festival. Ela é 1ª mulher trans indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar, concorrendo com Fernanda Torres, Demi Moore, Mikey Madison e Cynthia Erivo.
A controvérsia em torno da atriz espanhola surgiu quando a jornalista Sarah Hagi divulgou publicações antigas da atriz no X (ex-Twitter), em que ela fala de cultura muçulmana, do caso de George Floyd e do próprio Oscar.
“Eu realmente acredito que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um viciado em drogas e um traficante”, escreveu.
A situação ganhou mais atenção quando Gascón mencionou Fernanda Torres, alegando que a equipe da brasileira estava “detonando” tanto ela quanto o filme “Emilia Pérez”. Mais tarde, a espanhola esclareceu que se referia à toxicidade nas redes sociais de forma geral. Gascón então desativou seu perfil no X e pediu desculpas em entrevista ao canal CNN.
Houve ainda polêmicas envolvendo a atriz espanhola e sua colega de elenco, Selena Gomez. Gascón também foi acusada de fazer comentários ofensivos sobre a influenciadora brasileira Ygona Moura, que morreu devido a complicações de uma tuberculose durante a pandemia de covid-19.