Karla Sofía Gascón poderia ter tido uma trajetória menos polêmica em sua corrida para o Oscar 2025 e aproveitado melhor os holofotes. Ela é a primeira indicada abertamente transgênero ao Oscar de Melhor Atriz, mas suas postagens polêmicas nas redes sociais no passado vieram à tona, mostrando a outra face da espanhola.
Karla Sofía Gascón se pronuncia após postagens antigas polêmicas virem à tona
A indicação ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em “Emilia Perez” teve certo entusiasmo, marcando um momento histórico para a comunidade trans. No entanto, a alegria se ofuscou pela recente descoberta de tuítes antigos e ofensivos da protagonista, reacendendo a discussão sobre cultura de cancelamento e responsabilidade nas redes sociais.
Entre as mensagens problemáticas que vieram à tona, destaca-se um tuíte de 2020 direcionado à cantora Adele, no qual Gascón zomba de sua forma física após a perda de peso. O tuíte dizia: “A COVID passou, além disso, ela exagerou nas mangas, ou ela passou pela faca e não removeram a pele de seus braços @Adele”, comentou, postando uma foto de Adele.
A repercussão negativa foi imediata, com fãs da cantora inglesa, assim como ativistas pedindo que a Academia “cancelasse” a indicação de Gascón. A hashtag #CancelKarlaSofiaGascon se espalhou pelas redes sociais, exigindo uma resposta da Academia, que já deixou de segui-la nas plataformas.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Além do tuíte sobre Adele, outras postagens problemáticas de Gascón, incluindo comentários depreciativos sobre o islamismo, críticas aos protestos de George Floyd e ao movimento Black Lives Matter, e comentários irônicos sobre a diversidade do Oscar de 2021.
Karla fez pedido de desculpas
Diante da repercussão negativa, Gascón emitiu um pedido de desculpas, afirmando: “Sinto muito por aqueles a quem causei dor. Durante toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão.”
A atriz também desativou sua conta no Twitter e limitou os comentários em seu Instagram, alegando ter recebido assédio online e ameaças de morte. Em suas redes sociais, ela insistiu que sempre “defendeu todas e cada uma das minorias neste mundo.”
Reação de colegas
A situação deixou colegas de trabalho de Gascón consternados. Zoe Saldaña, indicada ao Oscar e contracenou com Karla Sofía em “Emilia Perez”, expressou sua tristeza com a situação, afirmando:
“Isso me entristece porque não apoio [isso] e não tenho tolerância para nenhuma retórica negativa em relação a pessoas de qualquer grupo.”
Selena Gomez, que também foi ofendida pela espanhola em um tuíte antigo, ainda não se pronunciou a respeito.