Estatal reportou uma média de 2,698 milhões de barris equivalentes por dia; petroleira havia batido recorde no ano anterior
A Petrobras reportou nesta 2ª feira (3.fev.2025) um recuo de 3% na produção total de petróleo e gás natural em 2024. No período, a petroleira registrou uma média de 2,698 milhões de boed (barris de óleo equivalente por dia). A comparação é com 2023, ano em que a estatal teve uma produção recorde de 2,782 milhões de boed.
A produção total operada, que inclui campos onde a Petrobras tem participação, foi de 3,815 milhões de boed em 2024. O resultado é 1,3% inferior ao registrado no ano anterior. Eis a íntegra do relatório (PDF – 1 MB).
Apesar no recuo da produção total, a companhia estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de boed e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O volume de produção no pré-sal representou 81% da produção total da Petrobras em 2024.
Segundo o relatório, o volume total de vendas de derivados de petróleo e gás para o mercado interno foi de 1,719 milhões de bpd (barris por dia). Os produtos mais comercializados pela companhia foram o diesel (725 milhões de bpd) e a gasolina (401 milhões de bpd).
O volume total de vendas para o mercado doméstico em 2024 apresentou uma queda de 1,4% ante 2023. No ano anterior, a petroleira estatal reportou um total de 1,744 milhões de bpd de derivados da produção de petróleo e gás natural.
Entre os principais destaques dados pela Petrobras no período de 2024 estão:
- início de produção do FPSO Maria Quitéria no campo de Jubarte, na área conhecida como Parque das Baleias, no pré-sal localizado na porção capixaba da Bacia de Campos;
- início de produção do FPSO Marechal Duque de Caxias no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos;
- início da operação comercial da UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural), localizada no Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí (RJ);
- o navio-plataforma Sepetiba, que opera no campo de Mero, atingiu o topo de produção de 180 mil bpd em agosto, depois de 8 meses de operação.