México propõe negociação com EUA para evitar tarifaço de Trump

México propõe negociação com EUA para evitar tarifaço de Trump


Presidente Claudia Sheinbaum diz que sugeriu ao governo norte-americano uma mesa de trabalho com especialistas em saúde e segurança pública para combater o tráfico na fronteira

A presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena, centro-esquerda), disse neste domingo (2.fev.2025) ter proposto ao governo dos EUA uma mesa de trabalho com especialistas em saúde e segurança pública para combater o tráfico de drogas na fronteira entre os 2 países. Em um vídeo publicado em sua conta oficial no X, Sheinbaum afirma esperar uma resposta do presidente norte-americano, Donald Trump (republicano).

A chefe do Executivo falou sobre o tema ao criticar a decisão dos EUA de impor tarifas de 25% sobre produtos importados do México. Disse que a medida “tem efeitos para ambos os países, mas há efeitos muito graves para a economia dos Estados Unidos”.

A chefe do Executivo mexicano afirmou que a medida “pode aumentar muito os custos de todos os produtos que são exportados do México para os Estados Unidos”. Também declarou que as tarifas não existiam há pelo menos 30 anos por causa do tratado de livre comércio entre as duas nações.

No sábado (1º.fev), o governo de Donald Trump iniciou a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México.

Scheinbaum declarou que anunciará na manhã de 2ª feira (3.fev), em entrevista a jornalistas, as primeiras medidas do que chamou de “Plano B” quanto à imposição das tarifas sobre mercadorias do México.

A presidente também rebateu a acusação da Casa Branca de que o governo mexicano abriga cartéis de drogas e chamou de “terrivelmente irresponsável” a declaração.

Rechaçamos categoricamente a calúnia que fez a Casa Branca ao governo do México de ter alianças com organizações criminosas”, disse Sheinbaum.





Source link