Além da eleição do presidente do Senado neste sábado (1º), vencida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) com 73 votos, os senadores também definiram a composição da nova Mesa Diretora. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) ficou com a primeira vice-presidência e Humberto Costa (PT-PE), com a segunda vice-presidência, unindo PL e PT na direção da Casa.
A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) foi eleita a primeira secretária. Confúcio Moura (MDB-RO) ficou com o cargo de segundo secretário, e Ana Paula Lobato (PDT-MA), com a terceira Secretaria. O cargo de quarto secretário será ocupado por Laércio Oliveira (PP-ES), após disputa interna no partido dar prioridade para ele contra Dr. Hiran (PP-RR).
Os suplentes são respectivamente: Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB -RN), Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Função dos membros da Mesa
Composta por sete parlamentares – presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários -, a Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. O presidente do Senado tem como prerrogativa convocar e presidir as sessões da Casa e as sessões conjuntas do Congresso Nacional. Além disso, também cabe a ele designar a Ordem do Dia das sessões deliberativas e retirar matéria da pauta para correção de erro, entre outras funções.
1º e 2º vice-presidentes têm como dever substituir o presidente em suas faltas e impedimentos. No caso, o segundo vice-presidente só substitui o presidente na ausência do primeiro vice.
O 1º secretário lê em plenário, na íntegra ou em resumo, a correspondência oficial recebida pelo Senado, os pareceres das comissões, as proposições apresentadas quando os seus autores não as tiverem lido. Também é responsável por rubricar a listagem especial com o resultado da votação realizada através do sistema eletrônico, e determinar sua anexação ao processo da matéria respectiva.
Ao 2º secretário cabe lavrar as atas das sessões secretas, proceder-lhes a leitura e assiná-las depois do Primeiro-Secretário.
Já 3º e 4º secretários fazem chamada dos Senadores, nos casos determinados neste Regimento, contam os votos, em verificação de votação, e auxiliam o presidente na apuração das eleições, anotando os nomes dos votados e organizando as listas respectivas.
Com 73 votos, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela segunda vez