Alerta: pesquisa encontra substâncias cancerígenas em biscoito de maisena

Alerta: pesquisa encontra substâncias cancerígenas em biscoito de maisena


Biscoito maisena lidera lista de alimentos contaminados, diz pesquisa do Instituto de Defesa de Consumidores

Um estudo feito pelo Instituto de Defesa de Consumidores, o IDEC, acendeu um alerta: biscoitos maisena estão no topo da lista dos ultraprocessados mais contaminados com agrotóxicos. A pesquisa, que analisou 24 produtos diferentes, identificou 4 substâncias com potencial cancerígeno em amostras de 2 marcas de biscoitos no mercado brasileiro.

Realizada em 2024, a pesquisa “Tem Veneno Nesse Pacote” utilizou testes capazes de detectar resíduos de até 563 agrotóxicos diferentes e analisou as 3 principais marcas do mercado. No caso dos biscoitos, os produtos mais contaminados foram o Maizena Marilan e o Maizena Triunfo, ambos contendo 4 tipos diferentes de agrotóxicos.

Veja as fotos

Foto/Pexels

Pesquisa encontra substâncias cancerígenas em alimentosFoto/Pexels

Foto/Pexels

Pesquisa encontra substâncias cancerígenasFoto/Pexels

Foto/Pexels

Pesquisa encontra substâncias cancerígenasFoto/Pexels


Além dos biscoitos, a pesquisa analisou outros ultraprocessados de 8 categorias, incluindo macarrão instantâneo, presunto cozido, bolo de chocolate pronto, sobremesa petit suisse de morango, bebida láctea de chocolate, hambúrguer vegetal e empanado vegetal com sabor de frango, muitos produtos que também foram reprovados no teste.

O glifosato foi o agrotóxico mais encontrado nos testes, presente em sete das 24 amostras analisadas. A farinha de trigo, um dos ingredientes mais contaminados pelo herbicida, é utilizada tanto nos biscoitos quanto em alimentos empanados. No entanto, persiste uma discussão de longa data sobre a real carcinogenicidade da substância.

Segundo a Fiocruz, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classificou o glifosato na categoria 2A, indicando que é um provável cancerígeno. No Brasil, em dezembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impôs algumas restrições ao uso do herbicida, mas o glifosato continua sendo utilizado.



Source link