Há muito tempo os boatos da ida de Neymar ao Santos ganharam as notícias e depois de muita negociação, se tornou realidade
A negociação entre Santos e Neymar se arrastou em uma novela de mais de um ano. Depois de boatos, promessas e negativas, o “menino da Vila” finalmente assinou contrato com o Peixe e teve sua volta selada. O portal LeoDias relembra como o “projeto Neymar” da nova gestão do clube se tornou realidade.
O presidente Marcelo Teixeira, eleito ao final de 2023, anunciou já no início de sua gestão que tinha como objetivo repatriar Neymar. Amigo pessoal da família, o dirigente estreitou a relação com o pai do jogador, e em meio às dificuldades encontradas pelo craque no futebol árabe, além das lesões, conseguiu cumprir o projeto divulgado no início.
Veja as fotos
As negociações
O novo presidente iniciou sua gestão no pior momento do Santos, tendo de enfrentar uma Série B. Em dezembro de 2023, poucos dias após a tragédia do rebaixamento, o dirigente revelou em entrevista ao UOL que estava se aproximando de Neymar Pai para “projetos e trabalhos”, abrindo portas para uma volta de Neymar filho.
A aproximação com Neymar Pai aconteceu e rendeu frutos ao Santos, como a atual patrocinadora master do clube, levada por meio de intermediação do pai do craque do Al-Hilal.
Veio então as “piscadinhas” de Neymar ao Santos. Em março de 2024, o craque teria confirmado a sua volta para o ano de 2025 para o elenco do Peixe, em reunião no vestiário, em uma partida do Santos contra o Corinthians, pela semifinal do Paulistão – o capitão da equipe na época, Diego Pituca, confirmou a informação.
Os boatos sobre a volta ao Santos começaram a aumentar, ganhando força no final do ano passado. Marcelo Teixeira chegou a dizer que o acerto de Neymar com o Santos era “inevitável”, por conta de suas “declarações públicas de carinho e de apreço” pelo Peixe.
Em 17 de novembro, o jornalista argentino especializado no mercado de transferências, César Luis Merlo, cravou o acerto de Neymar com o Santos. No dia seguinte, o agente do craque, Pini Zahavi, negou a notícia e disse que o jogador permaneceria no Al-Hilal.
A novela foi se arrastando e ao passar dos dias, novidades começaram a aparecer. Em entrevista ao ex-jogador Romário, Neymar abriu o jogo sobre o possível acerto com o Peixe, dando a entender que o negócio não era só realidade, como estava próximo de um desfecho final.
Na mesma época, a imprensa saudita divulgou que Neymar não seria inscrito para a sequência da liga saudita e o treinador Jorge Jesus não contava com o jogador. Esse foi o gatilho final e no dia 22 de janeiro, foi anunciada a rescisão do jogador com o Al-Hilal, de acordo com o portal “De Olho no Peixe”.
O retorno
Neymar vai ser apresentado oficialmente no Santos nesta sexta-feira (31/1), às 16h. O repórter Guilherme Pallesi, o Guipa, que está em frente a Vila Belmiro, revelou em informação exclusiva do portal LeoDias que o craque vai aterrissar de helicóptero no meio do campo.
Durante a festa de apresentação, artistas como Mano Brown, MC WM, Supla e MC Binn irão se apresentar. Segundo Guipa, há mais artistas em contato com o marketing do Santos para poder achar um espaço para apresentação no evento.
O Peixe tem duelo marcado contra o São Paulo para este sábado (1º/2), mas o novo camisa 10 não vai entrar em campo.
A reestreia de Neymar será no próximo dia 5 de fevereiro, data de seu aniversário. O adversário será o Botafogo-SP, na Vila Belmiro. Segundo a comissão técnica do Peixe, a condição de Neymar é “muito boa” e a expectativa é contar com o camisa 10 o mais rápido possível.