FAB transportará até Belo Horizonte migrantes deportados após falha em avião dos EUA

FAB transportará até Belo Horizonte migrantes deportados após falha em avião dos EUA


Mais de 150 pessoas que foram deportados estão atualmente em Manaus, no Amazonas; avião KC-30 da FAB foi mobilizado

Instituto de Migração da Guatemala via AFPbrasileiros deportados
Migrantes da Guatemala chegam de volta ao país de origem após serem deportados pelos EUA, na Cidade de Guatemala; voo é um dos primeiros de deportação sob nova política anti-imigratória de Donald Trump

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi buscar os 158 migrantes que foram deportados dos Estados Unidos, chegou em Manaus, Amazonas, às 16h30 (horário de Brasília), desta tarde de sábado (25). O tempo de solo no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes depende de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes. O destino final do voo é o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). O grupo de deportados chegou à cidade após um incidente técnico com a aeronave americana que os levava, que fez uma parada para reabastecimento, mas não conseguiu seguir viagem. Para realizar a operação, um avião KC-30 da FAB foi mobilizado, partindo de Brasília às 13 horas e com previsão de chegada em Manaus às 15h30 (horário local). Durante o trajeto, profissionais de saúde estarão acompanhando os deportados, que seguirão para Belo Horizonte após a chegada da aeronave.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Polícia Federal está oferecendo apoio aos deportados, garantindo que eles tenham acesso à alimentação e acomodação temporária no aeroporto de Manaus. A embaixada dos Estados Unidos em Brasília confirmou que os cidadãos brasileiros estão sob a responsabilidade das autoridades brasileiras. Este voo marca o primeiro transporte de deportados sob a administração de Donald Trump, que tem implementado políticas rigorosas de controle da imigração. O retorno desses migrantes irregulares ao Brasil faz parte de um acordo estabelecido entre os dois países em 2017. Desde a posse de Trump, 538 imigrantes em situação irregular foram detidos, e uma nova legislação que permite a prisão e deportação de imigrantes acusados de crimes está em processo de sanção.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link