Em Davos, titular de Minas e Energia encontra empresário e aproveita para convidá-lo para conferência, sediada em Belém (PA)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aproveitou o encontro com o empresário norte-americano Bill Gates na 5ª feira (23.jan.2025) em Davos (Suíça) para convidá-lo a participar da COP30. Segundo o ministro, o ex-diretor da Microsoft aceitou o convite. Um vídeo do encontro foi publicado nas redes sociais de Silveira.
“Num encontro muito interessante com Bill Gates, o convidei para participar da COP30, Belém, no Pará! E ele confirmou presença! Me disse que vai participar da Casa da Energia, um projeto incrível sobre transição energética que estamos criando para o evento”, escreveu o ministro.
Assista ao vídeo publicado por Alexandre Silveira:
Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a COP30 está marcada para ser realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). O tema deste ano é “Colaboração para a Era Inteligente”.
Silveira está na Suíça para a 55ª edição do Fórum Econômico Mundial, que se encerra nesta 6ª feira (24.jan). O titular da pasta de Minas e Energia é a principal autoridade brasileira a participar do encontro anual.
Silveira foi ao fórum principalmente em busca de investidores em energia limpa e interessados na transição energética. Segundo avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fala do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), de que irá priorizar o petróleo é uma oportunidade para o Brasil.
A ideia é que o Brasil atraia os interessados em energia verde que se afastem dos Estados Unidos, trazendo investimento internacional ao país.
Gates vem há anos investindo no setor energético. O co-fundador da Microsoft está à frente da TerraPower, empresa que planeja construir uma usina nuclear até 2030 para competir com companhias chinesas e russas do setor. Para isso, a companhia concentra seus esforços no Natrium, reator nuclear que promete ser mais barato, eficaz e seguro.
O Fórum Econômico Mundial reúne líderes globais, ministros da área econômica, CEOs de grandes empresas e economistas. Dentre os executivos brasileiros que participam este ano estão o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn, e o CEO da Vale, Gustavo Pimenta.
Pelo 3º ano consecutivo com uma agenda esvaziada, o Brasil foi tema de um painel na 3ª feira (21.jan), que contou com a participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso; do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e da líder de sustentabilidade do iFood, Luana Marques Garcia Ozemela.
Em Davos, o ministro de Minas e Energia encontrou-se também com o comissário europeu para Energia e Habitação, Dan Jorgensen; o CEO global da companhia de energia espanhola Iberdrola, Ignacio Galán; o diretor-executivo da IEA (sigla para Agência Internacional de Energia), Faith Birol; e com o titular do Ministério de Eletricidade e Energia sul-africano, Kgosientsho Ramokgopa.
Leia mais: