Eletricidade por energia solar ultrapassa carvão na União Europeia

Eletricidade por energia solar ultrapassa carvão na União Europeia


Implementação de fontes limpas nos últimos 5 anos reduziu a dependência de importações de gás e carvão

Relatório do grupo Ember divulgado nesta 5ª feira (23.jan.2025) indicou que a produção de eletricidade por energia solar superou o carvão na União Europeia pela 1ª vez em 2024. A eletricidade a partir do gás também está em queda pelo 5º ano consecutivo, marcando a redução na dependência de fontes fósseis. (Eis a íntegra – 43MB).

Cerca de 47,4%, quase metade da eletricidade no bloco, agora é gerada por fontes renováveis. A energia eólica protagonizou a geração por matrizes limpas, contribuindo com 17,4%, enquanto a solar foi responsável por 11,1%.

No total, as energias renováveis predominaram na produção de eletricidade, gerando cerca de 47,4%. Em seguida, estão os combustíveis fósseis, com uma parte de 28,9%, e as fontes nucleares, com 23,7%.

A transição energética na União Europeia poupou cerca de 59 bilhões de euros devido à capacidade adicional de energias eólica e solar implementada nos últimos 5 anos. A economia representou uma redução nas importações de gás e carvão, que seriam necessárias na ausência dessas fontes renováveis.

A geração de energia a carvão no bloco está concentrada principalmente na Alemanha e Polônia. Já o uso do gás natural diminuiu em 14 dos 26 países do grupo.

Individualmente, as fontes nucleares lideram a produção de eletricidade na região, seguidas pela energia eólica e o gás natural. Apesar dos progressos, o relatório do Ember enfatiza a necessidade de acelerar os esforços, especialmente no setor eólico, que precisa mais que duplicar suas capacidades até 2030 em comparação com os níveis de 2024.





Source link