Em meio a perdas de 1,2 bilhão de euros, a plataforma busca ajustar acordo de 400 milhões de euros anuais pela Ligue 1
A DAZN, plataforma de streaming esportivo, está em negociações para renovar seu contrato de 400 milhões de euros anuais com a LFP (Liga Profissional de Futebol Francesa) pelos direitos de transmissão da Ligue 1. A informação foi divulgada pelo SportsPro Media na 3ª feira (21.jan.2025).
A iniciativa acontece em um momento em que os clubes das duas principais divisões do futebol francês enfrentam perdas projetadas de 1,2 bilhão de euros.
Desde o início da temporada 2024/25, a DAZN se tornou a principal fonte de transmissão da Ligue 1 na França, responsável por exibir 8 dos 9 jogos de cada rodada. Contudo, a empresa luta para alcançar a meta de 1,5 milhão de assinantes, tendo registrado apenas 400 mil assinantes até o final de novembro, apesar de várias reduções de preço e promoções.
A redução da receita de transmissão e o término dos benefícios financeiros do investimento da CVC agravam a situação financeira dos clubes.
A DAZN e a BeIN Sports, que contribui com US$100 milhões por temporada por 1 jogo restante, possuem cláusulas de saída em seus contratos. Essas cláusulas permitem uma revisão ou término do acordo caso os objetivos de assinantes não sejam atingidos.
A LFP esperava que os novos contratos de transmissão reduzissem a lacuna financeira entre a Ligue 1 e outras principais ligas europeias. No entanto, os acordos atuais, que duram até o final da temporada 2028/29, representam uma queda na receita em comparação com os contratos anteriores.