O presidente também revogou as proteções de inteligência artificial que entraram em vigor durante o governo Biden
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Partido Republicano) anunciou uma joint venture (empreendimento conjunto) com os executivos do Oracle Corp., OpenAI LC e Sofbank Group Corp., para financiar infraestrutura de inteligência artificial. O objetivo da iniciativa é acelerar o desenvolvimento deste tipo de tecnologia.
“Estamos começando com um tremendo investimento chegando ao nosso país em níveis que ninguém nunca viu antes”, afirmou Trump na última 3ª feira (21.jan.2025), na Casa Branca. Durante o anuncio estiveram presentes Larry Ellison, da Oracle, Sam Altman, da OpenAI e Masayoshi Son, do Softbank.
A joint venture terá um investimento imediato de U$ 100 bilhões, com a meta de aumentar para “pelo menos” U$ 500 bilhões em projetos de inteligência artificial, incluindo campi físicos e data centers, afirmou Son. A expectativa é de que a Nvidia Corp. e a Microsoft Corp. também participem do projeto.
“A IA traz uma promessa incrível para todos nós, para cada americano”, disse Ellison. Trump afirmou ainda que utilizaria declarações de emergência e ações executivas para auxiliar projetos de construção, incluindo a facilitação do acesso à energia. O presidente dos EUA e os executivos destacaram, durante o anúncio, os possíveis usos da inteligência artificial na saúde e em outras áreas que impulsionem o crescimento econômico do país.
Em dezembro, Masayoshi Son esteve em Mar-a-Lago para anunciar que a Softbank iria gastar U$ 100 bilhões durante a gestão de Trump. Segundo Ellison, alguns dos data centers já estavam em construção. A OpenAI também já arquitetou os planos para investir em infraestruturas de inteligência artificial.
Dias antes de assumir o cargo, Trump anunciou que o bilionário Hussain Sajwani iria investir U$ 20 bilhões em novos datas centers nos EUA. Com as expectativas de que Trump anunciasse a nova iniciativa de investimento em inteligência artificial, mais de 400 ações do S&P 500 aumentaram quase 1%. Já as ações da Oracle, subiram em 7%.
Após a posse presidencial, na 2ª feira (20.jan), Trump revogou as proteções de inteligência artificial que entraram em vigor durante o governo de Joe Biden. O republicano assinou também uma série de medidas para impulsionar o desenvolvimento energético dos Estados Unidos.
“A China é um concorrente, outros são concorrentes. Queremos estar neste país e estamos disponibilizando isso. Vou ajudar muito através de declarações de emergência, porque temos uma emergência, temos que construir essas coisas. Então eles têm que produzir muita eletricidade e nós possibilitaremos que eles façam essa produção facilmente, em suas próprias usinas, se quiserem”, disse Trump.