Brasileiro marcou duas vezes na vitória por 5 a 4 em Lisboa, a primeira após levar uma bolada do goleiro adversário; Barça já está nas oitavas de final da Champions League
O Barcelona conquistou uma vitória histórica sobre o Benfica por 5 a 4, nesta terça-feira (20), em partida emocionante pela Liga dos Campeões da Europa, no estádio da Luz, em Lisboa. Com o triunfo, definido no último minuto, o clube catalão chegou a 18 pontos, garantiu a segunda colocação e a classificação para as oitavas de final. O Benfica, com 10 pontos, ainda luta por uma vaga na próxima fase do torneio europeu.
O Benfica aproveitou o apoio da torcida para pressionar desde o início e abriu o placar logo aos dois minutos. Após cruzamento de Carreras, Pavlidis marcou de primeira. O Barcelona respondeu rápido, com Lewandowski convertendo um pênalti aos 13 minutos. Porém, falhas defensivas custaram caro ao time espanhol. Aos 22 minutos, o goleiro Szczesny se chocou com Balde ao tentar cortar um lançamento, deixando Pavlidis livre para marcar o segundo. Pouco depois, Szczesny cometeu pênalti em Akturkoglu, que o atacante grego converteu, ampliando para 3 a 1. O Barça tentou reagir, mas desperdiçou chances claras com Lamine Yamal e Raphinha, encerrando o primeiro tempo em desvantagem.
O segundo tempo manteve o ritmo intenso, com erros decisivos dos dois lados. Aos 19 minutos, o goleiro Trubin chutou a bola contra a cabeça de Raphinha, que marcou um gol inusitado. Três minutos depois, Ronald Araújo desviou contra a própria meta, deixando o placar em 4 a 2 para o Benfica. Determinado a buscar o empate, Lewandowski converteu mais um pênalti aos 32 minutos, reacendendo as esperanças do Barcelona. Aos 41, Eric García cabeceou após cruzamento de Pedri, igualando o placar. A virada veio nos acréscimos, aos 50 minutos, Raphinha arrancou do campo de defesa e finalizou com precisão para selar o triunfo catalão.
Liverpool mantém invencibilidade e liderança
No Anfield, o Liverpool superou o Lille por 2 a 1 e garantiu a liderança da liga e vaga direta nas oitavas de final. Salah abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo com uma cavadinha após passe de Curtis Jones. Mesmo com a expulsão de Mandi no segundo tempo, o Lille empatou com Jonathan David ,aos 16 minutos. Porém, a superioridade técnica e numérica do Liverpool prevaleceu. Aos 22, Elliott marcou o gol da vitória após chute desviado.
🤩 QUE JOGO FOI ESSE!? Em Portugal, o Benfica esteve três vezes a frente do placar, chegou a vencer por 4 a 2… mas viu o Barcelona, com dois de Raphinha, buscar uma virada histórica: 5 a 4 placar final 😱#championsleague #barcelona #futebol #benfica #raphinha #lewa pic.twitter.com/IYlhnonVUf
— Jovem Pan Esportes (@JovemPanEsporte) January 21, 2025
Resultados da rodada
- Atalanta 5 x 0 Sturm Graz
- Monaco 1 x 0 Aston Villa
- Atlético de Madrid 2 x 1 Bayer Leverkusen
- Benfica 4 x 5 Barcelona
- Bologna 2 x 1 Borussia Dortmund
- Club Brugge 0 x 0 Juventus
- Estrela Vermelha 2 x 3 PSV Eindhoven
- Liverpool 2 x 1 Lille
- Slovan Bratislava 1 x 3 Stuttgart
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicada por Felipe Cerqueira