Pequenas e médias empresas cresceram 3,3% no 4º tri de 2024

Pequenas e médias empresas cresceram 3,3% no 4º tri de 2024


Black Friday e vendas de fim de ano elevam desempenho do setor de comércio entre as pequenas e médias empresas

As PMEs (pequenas e médias empresas) brasileiras apresentaram um crescimento de 3,3% no último trimestre de 2024, segundo o IODE-PMEs (Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs). O índice também mosstrou uma desaceleração em comparação ao avanço de 5,5% no 3° trimestre.

O IODE-PMEs indicou uma redução de 0,9% na movimentação financeira média em dezembro de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O setor de Comércio foi o destaque positivo, com um crescimento de 7,1% em dezembro, impulsionado pela Black Friday e pelas vendas de fim de ano. Produtos como colchões, artigos de viagem e brinquedos tiveram alta demanda. O setor de Infraestrutura também registrou um crescimento de 3,1% no mesmo mês, com destaque para a coleta e tratamento de resíduos e geração de eletricidade.

Por outro lado, a Indústria e os Serviços enfrentaram retrações. O faturamento das PMEs industriais caiu 5,4% em dezembro, com apenas seis dos 23 subsegmentos monitorados apresentando alta. As PMEs de Serviços tiveram uma redução de 1,9% em seu faturamento, apesar do crescimento em algumas áreas como transporte, armazenagem e saúde.

O IODE-PMEs, elaborado pela plataforma de gestão Omie, analisa a saúde financeira de PMEs com faturamento anual de até 50 milhões de reais, cobrindo 736 atividades econômicas nos setores de Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.





Source link