Faixa etária mais impactada é a de 30 a 39 anos, que constitui 23,64% dos endividados; setor bancário se destaca como o principal credor
Em dezembro de 2024, o Brasil enfrentou um cenário alarmante de inadimplência, com 41,5% dos brasileiros adultos lutando contra dificuldades financeiras. Este percentual representa cerca de 68 milhões de consumidores com contas em atraso, conforme revelado por uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A média das dívidas por pessoa atingiu R$ 4.432,05.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A faixa etária mais impactada por essa inadimplência é a de 30 a 39 anos, que constitui 23,64% dos endividados. Além disso, 31% das dívidas registradas em dezembro eram de valores em atraso de até R$ 500. O setor bancário se destaca como o principal credor, concentrando 64,62% das dívidas, seguido pelas contas de água e luz, que representam 10,87%, e dívidas com o comércio, que somam 10,32%. Esses dados refletem a pressão financeira que muitos brasileiros enfrentam, dificultando a manutenção de suas contas em dia.
*Com informações de Beatriz Manfredini