Bolsonaro participa por vídeo de roda de oração nos EUA

Bolsonaro participa por vídeo de roda de oração nos EUA


Ex-presidente iria à posse de Donald Trump, mas está com o passaporte retido por determinação judicial

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) publicou na noite de domingo (19.jan.2025) imagens de uma roda de oração nos Estados Unidos em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou por ligação de vídeo. O congressista é parte da comitiva da oposição brasileira que foi a Washington D.C. participar da posse do presidente eleito do país, Donald Trump (Partido Republicano), marcada para esta 2ª feira (20.jan). 

Nós oramos por duas grandes nações, Estados Unidos e Brasil. Por uma nova liderança nos EUA, que vai afetar todo o mundo e a renovação no Brasil, com uma grande liderança”, ouve-se no vídeo. 

A oração foi feita em inglês e traduzida para o português. 

Assista (27s):

Bolsonaro está impedido de ir à posse de Trump por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A defesa do ex-chefe do Executivo pediu a liberação do seu passaporte para viajar à solenidade. Foi negado. Os advogados apresentaram um recurso e aguardam resposta.

Com a negativa, o ex-presidente afirmou que sua mulher, Michelle Bolsonaro, viajaria para Washington em seu lugar. Segundo Bolsonaro, a ex-primeira-dama terá um “tratamento bastante especial” por parte da equipe do republicano.

Ela [Michelle] estava convidada juntamente comigo e ela vai fazer a sua parte. Tenho conversado com alguns próximos ao presidente Trump e ela vai ter um tratamento bastante especial lá pela consideração que o presidente Trump tem para comigo. É uma amizade construída ao longo dos anos”, disse em entrevista à Revista Oeste.

Além de Michelle, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também vão ao evento nos Estados Unidos. 

Eduardo, o filho “03” do ex-presidente, é secretário de Relações Internacionais do PL (Partido Liberal) e considerado o principal articulador com partidos e movimentos de direita internacionais.

O congressista é, inclusive, considerado próximo ao círculo de Trump. Ele esteve na casa do republicano em Mar-a-Lago (Flórida) durante a apuração das eleições norte-americanas, em novembro.

Com uma agenda política inspirada em Trump, Jair Bolsonaro apostou em se reaproximar do republicano ao longo de 2024. Além de apoiá-lo na campanha contra a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, Bolsonaro tem repercutido pautas comuns com o republicano, como o combate à “agenda woke” e críticas aos “excessos” do Judiciário brasileiro contra si e envolvidos em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A oposição também tem procurado estreitar laços com os republicanos, que terão maioria na Câmara e no Senado em 2025. Congressistas da ala trumpista têm avançado pautas que miram integrantes do Judiciário no Brasil sob alegação de “censura” em decisões judiciais– um tema prioritário para aliados de Bolsonaro no Brasil.


Leia mais: 





Source link