Entenda por que sua compra online é recusada mesmo com dinheiro em conta

Entenda por que sua compra online é recusada mesmo com dinheiro em conta


Problemas no banco emissor, no sistema antifraude ou erros no preenchimento de dados são os motivos mais comuns para on pagamento não ser aceito

FreepikMulher adulta pronta para comprar online com cartão de crédito
Transações podem ser classificadas como suspeitas quando feitas em horários ou locais atípicos

Finalizar uma compra online e ter o pagamento negado é uma situação frustrante tanto para o consumidor quanto para o lojista. Além do inconveniente, a recusa representa uma venda perdida para a loja, que pode não conseguir recuperá-la. Mas por que isso acontece? E o que pode ser feito para evitar esses problemas?

Segundo Leonardo Gomes, CEO da startup de soluções de pagamentos digitais Paytime, os motivos mais comuns para uma transação ser recusada incluem problemas no banco emissor, no sistema antifraude ou erros no preenchimento de dados. “A falha humana é uma das primeiras possibilidades a serem consideradas, como o preenchimento incorreto de informações. Além disso, o banco pode identificar divergências, como cartões vencidos. Nesses casos, é o consumidor quem precisa corrigir o problema”, explica.

Outro fator relevante é o sistema antifraude. Essas ferramentas analisam em segundos dados cadastrais, histórico de compras, geolocalização, uso de dispositivos diferentes e conexões wi-fis. Qualquer inconsistência detectada pode levar ao bloqueio da transação. “As ferramentas fazem uma análise detalhada para identificar comportamentos fora do padrão e proteger o usuário. No entanto, compras legítimas também podem ser bloqueadas, o que caracteriza um erro do sistema”, afirma Gomes.

Transações podem ser classificadas como suspeitas em situações como compras realizadas em horários ou locais atípicos, aquisições de alto valor ou uso de endereços e telefones não cadastrados previamente.

Dicas para evitar problemas

  • Evite compras utilizando redes wi-fi ou dispositivos públicos.
  • Prefira realizar compras em horários comuns e evite transações de alto valor de madrugada.
  • Utilize sempre o mesmo dispositivo para compras frequentes.

Publicado por Felipe Dantas





Source link