Governo de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hamas

Governo de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hamas


Primeira leva de reféns deve ser solta no domingo (19.jan); foram 24 ministros a favor, enquanto 8 se opuseram

Ministros do governo de Israel aprovaram nesta 6ª feira (17.jan.2025) o acordo de cessar-fogo com o Hamas, marcando um avanço para o término do conflito que dura mais de 1 ano. A decisão contou com a aprovação de 24 ministros, enquanto 8 se opuseram.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou que a libertação da 1ª leva de reféns sob custódia do grupo extremista começará no domingo (19.jan). Ha expectativa de que ao menos 3 reféns sejam soltos.

O acordo inclui a libertação gradual de 33 reféns e a soltura de centenas de palestinos detidos em Israel, além da cessação dos bombardeios na Faixa de Gaza.

A ratificação do acordo pelo Conselho de Ministros era o último requisito do lado israelense para a aplicação dos termos acordados, que também preveem a devolução de cerca de 100 pessoas sequestradas pelo Hamas desde o início do conflito.

A oposição ao acordo dentro do governo israelense foi notável. Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional, criticou o acordo, argumentando que ele comprometeria as conquistas da guerra ao libertar militantes palestinos e ao se retirar de áreas estratégicas em Gaza.





Source link