Cineasta que recebeu 4 indicações ao Oscar, foi diagnosticado com enfisema pulmonar em 2024; ele fumava desde os 8 anos
O diretor de cinema e televisão e ator norte-americano David Lynch, morreu nesta 5ª feira (16.jan.2025), aos 78 anos. A notícia foi confirmada pela família em uma publicação em seu perfil no Facebook.
Em nota, a família disse: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do homem e artista, David Lynch. Há um grande vazio no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria: ‘Mantenha os olhos no donut, não no buraco’”.
A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas Lynch foi diagnosticado com enfisema pulmonar em 2024, uma doença ligada ao tabagismo, hábito que ele afirmou à revista People, ter iniciado aos 8 anos. Nos últimos anos, o diretor necessitou de suporte de oxigênio para respirar.
CARREIRA
Conhecido por seu estilo que combina o surreal, o perturbador e o poético, Lynch ganhou visibilidade no mundo inteiro por seus trabalhos para o cinema e para a televisão. Entre os seus filmes mais conhecidos estão Eraserhead (1977), seu primeiro longa-metragem, e Veludo Azul (1986).
David Lynch também dirigiu O Homem Elefante (1980), baseado na história real de Joseph Merrick, que rendeu ao cineasta 8 indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado como co-roteirista da obra.
Apesar de nunca ter vencido, Lynch foi indicado outras 2 vezes na categoria a uma dos maiores prêmios do cinema mundial, com Veludo Azul e Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive). O filme Coração Selvagem (1990) também foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes.
Lynch ainda fez trabalhos na televisão, como a série Twin Peaks (1990-1991).
Veja a lista dos filmes dirigidos por Davud Lynch:
- Eraserhead (1977);
- O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980);
- Duna (Dune, 1984);
- Veludo Azul (Blue Velvet, 1986);
- Coração Selvagem (Wild at Heart, 1990);
- Estrada Perdida (Lost Highway, 1997);
- Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001):
- Império dos Sonhos (Inland Empire, 2006).