Fuvest divulga aprovados na 1ª chamada do processo seletivo Enem-USP na sexta

Fuvest divulga aprovados na 1ª chamada do processo seletivo Enem-USP na sexta


Universidade de São Paulo ofere 1.500 vagas pelo novo sistema de ingresso; 684 delas são reservadas para ampla concorrência, 512 para escola pública e 304 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas)

Marcos Santos/USP ImagensProva
Lista dos aprovados poderá ser verificada no site da Fuvest a partir do meio-dia

A Fuvest anunciará na próxima sexta-feira (17) os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada do processo seletivo do Enem-USP 2025. A lista estará acessível no site da Fuvest a partir do meio-dia, permitindo que os interessados verifiquem seu status. Das 1.500 vagas disponíveis para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo, 684 são destinadas à ampla concorrência. Além disso, 512 vagas são reservadas para alunos oriundos de escolas públicas, enquanto 304 são voltadas para estudantes PPI, que incluem pretos, pardos e indígenas.

Os candidatos aprovados deverão realizar a pré-matrícula virtual entre os dias 20 e 21 de janeiro. A matrícula efetiva ocorrerá posteriormente, entre 24 e 26 de fevereiro, garantindo a formalização da entrada dos novos alunos na instituição. Os cursos oferecidos abrangem três áreas principais: ciências biológicas, ciências exatas e ciências humanas.

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, foi criado em 1998 e atualmente é utilizado por aproximadamente 500 instituições de ensino superior como critério de seleção. A USP começou a utilizar o Enem por meio do Sisu em 2016 e, a partir de 2023, passou a adotar o sistema Enem-USP.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com informações da Fuvest, 29,2% dos candidatos que se inscreveram para o vestibular de 2025 são provenientes de escolas públicas, e 66,8% estudaram em escolas particulares. Dados demonstram como ainda existe um abismo em relação ao número de estudantes mais pobres que conseguem ingressar na Universidade de São Paulo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 





Source link